sábado, 25 de julho de 2009

O barroco

Marco inicial:1601 com a publicação da obra épica " Prosopopéia" de autoria de Bento Teixeira.
A obra Prosopopéia foi escrita para a exaltação de um homem-Dom Jorge de Albuquerque Coelho- gestor de pernambuco. A obra é considerada uma cópia do poema épico "Os Lúsiadas" de utoria de Cammões.
A reação católica ao protestanismo teve grande influência na definição das características do barroco. Na origem dessas características, há uma tensão que nasce da tentativa de fundir visões opstas:a perspectivas antropocêntrica,herdada do renascimento, ea teocêntrica, resgatada pela contra-reforma.
Como consequencia dessas posturas conflitantes, a arte barroca será marcada pela angústia de um ser humano atormentado por grandes dúvidas existênciais.
O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756.
No Brasil, o período foi marcado por novas diretrizes na política de colonização, e estabeleceram-se engenhos de cana-de-açúcar na Bahia. Salvador, como capital do Brasil, transformou-se em um núcleo populacional importante, e como consequência, um centro cultural que, mesmo timidamente, fez surgir grandes figuras, como Gregório de Matos. O Barroco Brasileiro teve início em 1601, tendo como obra significativa, Prosopopéia, de Bento Teixeira, terminando com as obras de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, uma introdução ao Neoclassicismo.

0 comentários:

Postar um comentário